quarta-feira, 15 de junho de 2011

CRIANÇA...CUIDE BEM DESTE TESOURO!

Houve um homem cuja importância política, a cultura e a sabedoria, estão registradas como inigualáveis. Entre os escritos legados ele aponta para o grande valor da educação infantil, o seu tempo e os seus efeitos, e diz: “Ensina a criança no caminho que deve andar e quando crescer não se desviará dele.” Salomão. Este texto aponta para o ensino e a aprendizagem, para o ouvir e o praticar.
Diante de tantas barbaridades, violências, descasos, abandonos, proliferação da iniqüidade e friezas dolorosas, envolvendo as crianças da nossa geração. E frente ao gigantesco número de casos de desrespeito a vida, a honra e a dignidade humana perpetrados no coração da nossa geração... Esboço alguns questionamentos simples: Como temos usado o que aprendemos das gerações pretéritas, e o que estamos ensinando aos nossos filhos? Para onde caminhamos nós? O que legaremos à geração vindoura?
Asafe ( Sl.78: 1-8) retrata a necessidade da transmissão da Lei, de pai para filhos, de geração a geração...”Para por em Deus a sua confiança...Lembrar dos seus feitos..E para que não sejam como seus pais, geração contumaz e rebelde, que não soube reger o seu coração e que não foi fiel a Deus”
Quem está educando as nossas crianças? E como temos exercido esse magnífico ministério? Deixando-as nas mãos da TV, da Internet, da escola, ou da igreja onde passam o menor tempo da sua vida?
Pais, mães, familiares, professores, pastores, tutores ou, seja qual for a nossa relação com esses pequeninos, somos responsáveis para que o seu presente os prepare condignamente para o futuro que desejamos. “O que plantamos colheremos”
Por vezes nas nossas casas, abrimos a Bíblia, lemos e relemos suas histórias para elas... Mas, na prática da nossa vida, o nosso testemunho contradiz o que ouvimos e falamos. O belíssimo e bem ilustrado sermão do domingo, nem sempre reflete a prática do pregador... E, pensamos que as nossas crianças, por serem ainda muito novas não entendem a diferença entre o dizer e o fazer... E, um dia nos pegamos a perguntar “onde foi que eu errei”? Uma resposta simples surge imediatamente: “Errais não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus”
Gosto de pensar no que Cristo disse quanto ao que ouve e pratica a sua palavra, chama-o de prudente, e ao que edifica na areia classifica-o de imprudente.
A Bíblia ensina  claramente quanto a importância da sabedoria, da prudência e da obediência...Se a nossa geração sofre tanto por não colocar em prática esses elementos do ensinamento divino... Ainda é tempo de mudar: a) É hora de verificar o resultado do aprendizado; b) Corrigir o que os rumos das nossas práticas cristãs; c) Assumir, de fato, as nossas obrigações na transmissão fiel das verdades para a vida; e) Devemos ser exemplos, e dar testemunho da fé que pregamos;
Muitas vezes deixamos que  as crianças decidam, quando aquela decisão deveria ser nossa. Ouvi outro dia uma mãe  dizer para a sua filhinha de três anos, antes de atravessar uma avenida – Aninha pegue na mão do seu pai... Creio que ela deveria ter dito - Prudêncio segure a mão de Aninha.
Seja o nosso mais ardente  desejo ter filhos obedientes, então, sejamos uma geração sábia e ajamos com prudência. Cuidemos dos pequenos e valiosos tesouros dados por Deus, para o futuro da humanidade, com esmero, respeito, dignidade e amor cristão. “Amemo-nos uns aos outros”
Amemos os nossos pequeninos.

Com fraterno apreço. Pr José Salvador Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIBLIA ONLINE