domingo, 15 de maio de 2011

VER JESUS, COMO JOÃO VIU!

A Bíblia é o escrito mais contagiante, e mais misterioso, e tão simples quanto profundo, que dispomos. Lendo-a constantemente, não nos cansamos, e ainda que a estudemos exaustivamente, somos incapazes de afirmar que sabemos tudo a respeito de Deus, o Pai, de Jesus Cristo, o Filho, e do Espírito Santo, o Consolador... Mas, a cada leitura ou releitura vão caindo sobre nós pequenas gotas da graça, e ainda que pareçam minúsculas, apontam para os cuidados e a preocupação de Deus com os perdidos. Sendo a Bíblia como uma fonte profunda, Deus a faz jorrar, de maneira que todas as pessoas, seja qual for à situação, têm o privilégio de beber dessa inesgotável fonte, através do evangelho, lendo-o, ou ouvindo as suas boas novas. 
Desde muito cedo, fui instruído pelos pastores da minha infância, adolescência e juventude, que compreenderia melhor os mistérios da bíblia, se iniciasse a sua leitura pelo evangelho de João, depois passaria para as outras partes do seu rico conteúdo.  E a cada vez que me debruço sobre os escritos deste evangelho, fico ouvindo e dialogando com Cristo, e relembrando cada descrição, dos aspectos do Seu caráter e da sua inconfundível obra. Charles Thompson, D.D., Ph.D., na Bíblia de estudo exaustivo,( Ed Vida), enumera vinte e uma descrições de Cristo, anotadas neste evangelho,como: “O Filho de Deus; O Filho do Homem; O Mestre divino; O ganhador de almas; O grande médico; O pão da vida; A água da vida; O defensor do fraco; A luz do mundo; O bom pastor; O Príncipe da vida; O Rei; O Servo; O Consolador; A videira verdadeira; O doador do Espírito Santo; O grande intercessor; O sofredor modelo; O Salvador crucificado; O conquistador da morte; e o Restaurador do arrependido”.
Diante de todas essas maravilhas pelas quais Cristo é descrito, e reafirmado por Ele mesmo, e sendo Ele tudo o que sabemos, e muito mais do que podemos descrever, qual a nossa posição frente a tudo isso? Com quais dessas características nos identificamos? De que forma Cristo é descrito na nossa vida?  Como o vemos, em nós?
Cremos que esses aspectos ainda que diferentes, agem como unidade em quem está em Cristo, portanto, deixemos que Ele atue na nossa vida, na plenitude da Sua vontade e por meio de cada um desses aspectos da Sua vida, dada em nosso benefício, como Salvador crucificado. E para um melhor entendimento, façamos uma leitura ou releitura do evangelho de João. Certamente isto fará bem à nossa saúde espiritual. Deus nos abençoe!
Pr. José Salvador Pereira

BIBLIA ONLINE