domingo, 29 de maio de 2011

A MAGNITUDE DO SERVO

            As lembranças da minha juventude emaranhadas entre as histórias e fatos da época, trazem-me à memória,  de vez em quando, ocorrências que se passavam  envolvendo funcionários das diversas ordens e hierarquias, “chefes”, “diretores”e especialmente, “assessores  de determinadas castas” que  acobertados por um direito sem direito, por uma verdade imaginária, por um pudor despudorado, por uma força fraquejada, por uma autoridade desautorizada, e com base num poder que só se expressava no grito, pelo qual tentavam calar os incautos e sufocar os inocentes...  Foi por essa época que apareceu aquela “autoridade” que para que soubessem quem ela era, dizia: VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?  E essa frase palmilhou as entranhas das “glórias inglórias” e caminhou século vinte um a dentro... E, até hoje ainda há os que dela necessitam, para que o “mundo” pense que são o que nunca foram e jamais serão! Pois, quem é, não necessita dizer que é.
          É pensando nessas coisas que me vem à mente aquela história que abre o capitulo dezessete do primeiro livro dos Reis. Elias e a seca. Elias se apresenta ao rei Acabe e diz de forma enfática: “Em nome do SENHOR, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo...” Era apenas um servo, ele nem chegou logo dizendo – eu sou um Profeta.  Certamente se fora no nosso contesto cultural, aquele tesbita, teria ouvido do rei – você sabe com quem está falando?  Ou quem sabe se aquele homem de Deus teria usado  essa expressão especial, para que o rei o reconhecesse.
Qual é a nossa função no Reino de Deus?
          Esta e muitas outras passagens bíblicas fortalecem a humilde alma dos servos de Deus, além de nos ensinar sobre a importância e a magnitude do significado de servir. Descobrimos o valor de confiar naquele a quem servimos e a importância de fazer exatamente, de acordo com a ordem recebida, pouco importa com quem estejamos falando ou com a dureza do recado a ser passado. Sim, refiro-me ao verdadeiro recado do Deus Altíssimo, e não aos recados de interesses particulares, pois, há homens de Deus, e “homens de deus”.
          Qual é a nossa função no reino de Deus? Qual o tipo de autoridade de que estamos investidos? Estamos entre aquelas que podem, querem e mandam?  Ou entre aqueles que  refletem simplesmente, a grandeza e a magnitude de servos? E se assim estivermos, temos exercido o nosso papel de modo generoso, feliz, e com alegria? Ainda que o mundo não nos reconheça?  Pois é, queridos, uma coisa que muito deve nos animar a servir, é que no nosso encontro final com o SENHOR, não ouviremos as palavras: pastor bom e fiel, presbítero bom e fiel, diácono bom e fiel, jovem bom e fiel, professor bom e fiel, doutor bom e fiel, menina boa e fiel... Ouviremos, sim: SERVO BOM E FIEL! “Fostes fiel no pouco, sobre o muito te colocarei.’’ Aí, reside a grandeza de ser servo do SENHOR, o Deus vivo de Israel.
O SENHOR nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIBLIA ONLINE