sexta-feira, 13 de maio de 2011

EM TAIS CIRCUNSTÂNCIAS...QUEM SOMOS NÓS?

  O professor da língua portuguesa, um Padre ainda bem jovem, entra calmamente na sala de aula, todos os alunos  ficam de pé pois, era assim que eram recebidos os mestres no inicio  de cada aula, nos ídos do meus dias de ginasial. Tratava-se de um sacerdote de nome ITAN PEREIRA, que naquele dia  começou a aula com uma pergunta: “O que vocês entendem na expressão de  Euclides da Cunha ao dizer – O Sertanejo é Antes de Tudo um Forte? Sinceramente, não tenho hoje a menor idéia do que respondemos ou de quantas respostas foram dadas. Lembro-me bem de que o Padre ITAN, deu um verdadeiro show  de valorização e incentivo à leitura,  da  necessidade  do conhecimento da língua, bem como da  correta interpretação do texto lido.
   Havendo nascido no cariri e me criado no sertão, fui pouco a pouco descobrindo o valor pratico da frase de Euclides da Cunha, e a cada momento eu a tomava em doses cada vez maiores, como o biotônico de cada manhã, para iniciar o novo dia no qual eu teria que vencer circunstâncias e obstáculos que tentassem impedir a minha caminhada para a vitória. E assim ia a cada instante cantando a canção da esperança e da fé... Sou sertanejo, sou forte, tenho fé que vencerei!
    A frase, certamente subiu a minha mente e eu a relembrava sempre. Mesmo nos momentos em que o meu vigor parecia muito mais  tronco de bananeira, de repente,  me tornava forte como o pau-ferro e resistente como uma baraúna nas terras secas do sertão.
    Numa certa ocasião, quando repetia essa  frase, subitamente me transportei para a bíblia, o meu livro de fé e prática, e descobri que a celebre frase do escritor, era um aceno para me lembrar da forma como Deus tratou de proteger alertar e orientar os frágeis de Israel e incentivá-los a crer que podiam, apesar da sua pobreza e fragilidade humana.
    Vi então, quando um casal desobediente, medroso, fragilizado, envolto em culpas, escondia-se entre as árvores de um belíssimo jardim... E quando Deus o procurou, para adotar as providências  quanto ao  cumprimento da Sua palavra , referente ao ato claro de desobediência, cuja sentença final, aponta para a garantia de que ainda que o casal, de fato era culpado, mas um seu descendente esmagaria a cabeça da serpente... Abriam-se as veredas da esperanças para os frágeis.
   Encontrei depois, um casal de idosos, a quem Deus havia prometido que do seu fruto  seria gerada uma grande e poderosa nação, e que seria como a areia do mar, como grãos incontáveis. Ainda que fisicamente envelhecidos, e humanamente fracos, Deus os chamou e pela fé, Sara é a mãe da maior de todas as nações da terra.
    Escutei quando Ele falou a um homem que assumiria a responsabilidade de conquistar as  terras de Canaã, ainda jovem e disse: “Sê forte e corajoso”. Penso que Deus viu alguma fraqueza em Josué e o incentivou a acreditar que poderia, e que pela história que já vivera ao lado do seu ex- comandante Moisés, ele precisava lembrar de que o Seu Deus nunca falharia. Era uma espécie de motivação a crer e prosseguir!
   Vi que no meio de uma família de muitos filhos, garbosos, fortes, guerreiros, da qual Deus mandara o sacerdote escolher um rei, o escolhido foi aquele que se quer havia sido chamado para a reunião da família, pois, estava no campo, pastoreando o rebanho, e era considerado  muito jovem, talvez sem experiência de vida, ou mesmo sem a “aparência de um rei”. Entre nós há também essa visão, da escolha de pessoas pela sua origem ou beleza física ou origem de nascimento... Lembram-se do que disseram com Jesus? “De Nazaré pode vir alguma coisa boa?” E de Belém, também pode? Era Davi sendo ungido rei, pois a escolha não fora pelo porte físico, mas pela própria vontade de Deus (amém)
   Vejo nessa caminhada, que esses a quem Ele faz forte, são descritos, às vezes, como “vermezinhos de Jacó”. Passo a imaginar, um verme nem tem como ser forte... Ainda bem que logo desperto, que a visão não é a minha e sim a de Deus.
   Ora, o sertanejo de Euclides da Cunha, não é de origem estranha e diversa da criação de Deus, ainda que tenha nascido e viva em terras secas e empobrecidas, ele é criatura de Deus, que a tudo fez para a Sua própria glória. E, é em Deus, que somos antes de tudo, fortes. Sejam quais forem as circunstâncias, a nossa fortaleza é o SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BIBLIA ONLINE